Avançar para o conteúdo principal

Sebastião da Gama lido por Alexandre Santos e José Eduardo Franco


Na sua edição de Dezembro, a revista Brotéria publicou o texto “Literatura e evangelização, a propósito de um livro sobre Sebastião da Gama” (vol. 175, nº 6, pg. 475), assinado por José Eduardo Franco, contendo comentário à obra Sebastião da Gama: Milagre de Vida em busca do Eterno, de Alexandre Ferreira dos Santos (Lisboa: Roma Editora, 2008).
Apesar de neste blogue já ter sido feita referência a essa obra, é oportuno apresentar-se uma outra leitura, sobretudo tendo em conta a pluralidade e a actualidade de Sebastião da Gama. Desse artigo de José Eduardo Franco apresentam-se apenas alguns excertos, mas a sua leitura na íntegra também pode ser feita aqui.

«(…) Recentemente foi editado um livro de estudo sério e rigoroso que se inscreve exemplarmente no caminho desejável da compreensão de um grande poeta cristão e místico, como foi Sebastião da Gama. Mercê de um trabalho aprofundado de um padre dehoniano, Alexandre Santos, a literatura une-se à teologia para interdisciplinarmente compreender o sentido de uma obra poética que pulsa na procura do divino.
Com o título "Sebastião da Gama: Milagre de Vida em busca do Eterno", Alexandre F. Santos, professor, pároco e agora também revelando-se um exímio investigador, oferece-nos uma interpretação profunda daquela que muito bem caracteriza como sendo a poesia do otimismo e da esperança. (…)
Apesar de ter vivido a sua juventude atormentada pela doença e ameaçada pela morte iminente, o poeta místico que passou a residir, por conselho médico, na Serra da Arrábida, a que dedicará uma obra chamada "Serra-mãe", soube beber nas fontes profundas da espiritualidade cristã e na tradição mística católica de que a Arrábida foi lugar de inspiração de grandes místicos, como Frei Agostinho da Cruz, e não perder o encantamento pela humanidade e pela natureza. (…)
Marcado por uma incessante procura de Deus e por uma fé de sabor franciscano que tendia a ver o dedo divino em todas as coisas, Sebastião distinguiu-se entre os vultos dominantes da poesia portuguesa contemporânea pela diferença de olhar a vida. A poesia contemporânea de marca existencialista e vitalista é marcada predominantemente por um pessimismo atroz, frustrativo, hipercrítico, depressivo e, por vezes, autodestrutivo, exprimindo mais experiências de desilusão pelo Homem e pelo mundo do que sentimentos de elevação. (…)
Gama (…) consegue fazer caminho próprio e oferecer uma poesia assente num otimismo absoluto de fundo cristão. Afirma-se como um poeta capaz de cantar a grandeza do homem e da natureza, os valores da amizade e do amor que elevam as relações humanas, o casamento como forma de vida capaz de felicidade e a fé inquebrantável de uma vida outra para além da terrena que continua e otimiza em deleite o bem feito nesta vida terrena. (…)
Ao mesmo tempo, a sua poesia e o seu Diário "pedagógico e social" propõem uma espécie de manifesto para refundar as relações sociais e transformar a pedagogia escolar, colocando o aluno no centro e o amor como valor pedagógico axial. (…)
A atualidade de Sebastião da Gama é flagrante em tempo de crise como o nosso, tempo de descontentamento social e até de desorientação em termos educativos. É de grande valia, pois, o estudo e a proposta de revisitação de Sebastião da Gama feita pelo livro de Alexandre Santos, que contribui com obra de grande valor para o conhecimento da nossa história cultural e literária. Além do mais, oferece um bom exemplo de trabalho científico ao serviço da evangelização da cultura e do investimento na cultura esclarecida e iluminada, como forma de evangelização.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)

"Cantilena", de Sebastião da Gama, cantado por Francisco Fanhais

Com a edição do Público de hoje completa-se a colecção “Canto & Autores” (Levoir Marketing / “Público”), de treze títulos, sendo este volume dedicado a Francisco Fanhais, constituído por booklet assinado por António Pires com um texto resultante de entrevista testemunhal a Fanhais e por um cd com 17 faixas, em que a canção “Cantilena” (letra de Sebastião da Gama e música de Francisco Fanhais) ocupa a sexta posição no alinhamento. Por este cd passam ainda versos de Manuel Alegre, de Sophia de Mello Breyner, de César Pratas e de António Aleixo, entre outros. O poema “Cantilena”, cujo primeiro verso é “Cortaram as asas ao rouxinol”, foi escrito por Sebastião da Gama em 25 de Novembro de 1946 e, logo no ano seguinte, escolhido para o que viria a ser o segundo livro do poeta, Cabo da boa esperança (1947). É um dos poemas clássicos da obra de Sebastião da Gama quando se quer referir a presença dos animais na poesia portuguesa, tal como se pode ver na antologia Os animais na

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a