Avançar para o conteúdo principal

"Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora" - as vozes e a música

Sumariamente, aqui apresentamos os amigos que deram a voz e a música a este cd, de maneira a tornarem-no numa obra importante:
Célia David é actriz, encenadora e professora de Expressão Dramática. Desenvolve a sua actividade profissional no teatro, televisão, cinema e rádio. Dedica-se igualmente à pesquisa e divulgação de poesia em língua portuguesa, cria e apresenta espectáculos de poesia com música e participa em diversos recitais. É responsável por artigos de opinião na imprensa escrita e em programas de rádio. Habita (n)a serra da Arrábida que lhe serve de inspiração no quotidiano pessoal e artístico.
Fernando Guerreiro é autor de peças infantis, escreve para teatro de revista e para animações de rua de cariz popular. Tem participado em vários recitais de poesia, em televisão e em cinema. Integrou o elenco do TAS (Teatro Animação de Setúbal). É autor do livro de poesia de cariz autobiográfico Memórias entre um sorriso (2009). Foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal na classe “cultura” (1996).
José Nobre é actor do Teatro Animação de Setúbal desde 1989. Nos seus 20 anos de carreira, participou em meia centena de produções. Para além do teatro, faz também locução de documentários, spots publicitários e dobragens para filmes de animação. Gravou recentemente o cd “Perscrutando a Inquietude” em que declama 40 poemas da obra de Bocage.
Maria Barroso, natural do Algarve, é licenciada em Histórico-Filosóficas, tendo sido colega de curso de Sebastião da Gama. Tem o curso de arte dramática do Conservatório Nacional, possui Doutoramento Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro e de Lisboa e pelo Lesley College, de Boston. Pedagoga, deputada, fundadora do Partido Socialista, pertence a várias organizações nacionais e internacionais e é Presidente da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos e da Fundação Aristides de Sousa Mendes.
Maria Clementina é actriz e poeta (e funcionária pública por sobrevivência). Começou a carreira no teatro amador (“Ribalta” e “Teia”), chegando depois ao teatro profissional, com colaboração no TIL (Teatro Infantil de Lisboa), TAS (Teatro de Animação de Setúbal) e Teatro Politeama. Tem também participações em cinema e televisão e no grupo de teatro “Espelho Mágico”. Dedica-se à leccionação da disciplina "Arte de Dizer" e é aluna de outras disciplinas na UNISETI (Universidade da 3ª. Idade) de Setúbal.
Rui Serodio é pianista, cursou Piano e Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, onde estudou a literatura dos Mestres Clássicos, Românticos e Impressionistas. Dedica particular atenção à execução de música portuguesa executada em Grande Piano. Autor de vários cds, como “Sintra”, “Caminhos da Arrábida” e “Mística do Piano”. Concentra a sua actividade de intérprete e compositor em bandas sonoras para cds de poesia e para peças de teatro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)
Dia 7 de dezembro - Assembleia extraordinária

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a